sexta-feira, maio 05, 2006

Banabuiú _ O Vale das Borboletas

O nome Banabuiú é de origem tupi e significa brejo ou pântano das borboletas. Entender o seu real significado não é tão simples. Há tantos mistérios escondidos em Banabuiú quanto as metáforas dos poetas violeiros
Quem primeiro habitou essas terras foram os índios tupis. Há muito tempo, antes dos brancos invadirem, muito mais de 500 anos, num tempo perdido no tempo. Haviam milhares de tribos de índios margeando o rio Banabuiú. O lugar era propício a vida, com água limpa, com fartura de pesca e caça.
O nascimento de um índio era rodeado de rituais de preparação. As mulheres que esperavam o rebento eram pintadas com as marcas da fertilidade, enfeitadas com as mais lindas penas e pedras. O dia do nascimento era o início de uma grande festa que durava uma semana. O pai oferecia a toda tribo suas caças e pescas para um banquete ao redor da grande fogueira.
O ritual do nascimento ainda não estava completo até que acontecesse o primeiro eclipse. Somente na noite da grande escuridão é que as crianças eram iniciadas e se tornariam seres especiais. As mães preparavam um cesto feito de cipó e colocavam confortavelmente suas crias dentro. Os pais pintados para o ritual seguiam com os cestos para a margem do rio. Dançavam ao redor dos cestos com tochas entregando os pequenos índios à proteção da deusa Amanaiara. Seguiam para a alma do sertão.
Era então uma questão de tempo. Quando a lua escondia-se na sombra da Terra e se ocultava a natureza se transformava. Os pássaros inquietos faziam burburinho nas árvores. Os bichos se alteravam. E exatamente nesse momento surgia da escuridão uma borboleta. Grande como poucos pássaros, reluzente que parecia ter luz própria. Cortava o céu com um balé incrível deixando o rastro de sua luz no breu.
Ela era a guardiã do vale. Assim, a Borboleta mergulhava nas águas do rio e abraçava a criança na cesta tornando-o também guardião do rio. Essa história está desenhada nas pedras que os índios deixaram pintadas. Muita gente até já viu a Borboleta, as vezes ela é confundida com disco voador. Isso por causa do seu tamanho fora do comum. Agora que você sabe o que significa Banabuiú, saiba que ainda estamos naquela tribo e você é guardião desse lugar. Proteja-o.

Autor Desconhecido , Fotografia de Thiago Braga

Um comentário:

Anônimo disse...

a Gina me ensinou que as flores falam, uma vez que até morrem...
e a árvore Banabuiú?

eu prefiro pensar que ela é que vai me proteger, porque meus poderes mágicos estão fraquinhos hoje...

beijo, prima linda!