quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Pega-pega ou João-ajuda?

Cheguei ao prédio onde moro ontem e lá embaixo tinha um punhado de crianças gritando e correndo. Uma delas me tocou, como que brincando, e disse " te peguei". Eu dei uma carreirinha e imitei o menino, pegando em seu braço e dizendo que ele era o "pega" outra vez. Ele se virou para mim e despejou solícito "Não é pega-pega, é João ajuda". Eu nunca vou esquecer a maneira como ele falou isso. Me senti de imediato uma idiota. Eu queria descontar o que ele tinha começado, numa versão bem "não vou deixar barato o que você fez comigo", bem espírito de pega-pega ... e era João-ajuda. Ajuda.

Depois fiquei pensando se essa brincadeira era melhor, por estimular o espírito de solidariedade ou
se era mais perversa que pega-pega, porque no final das contas estarão todos os brincantes reunidos no sentido de pegar aquele um que sobrou...

O mais esperto. Agora, se vira.

4 comentários:

Thiago Braga disse...

Que vença o mais forte.
Seu DVD já está cmoigo...
Bj

Anônimo disse...

não conheço essa brincadeira, mas bem que gostaria...

Tyr Quentalë disse...

Confesso que eu também não conheço esta brincadeira, mas acho ela até mais interessante pelo que você falou. Creio que vence aquele que sobrar por último, não? Mas você me deu uma idéia. Acho que irei sugerir isso na escola do meu filho depois.

Anônimo disse...

eu em que infancia vocês tiveram?
pega-pega é pegar e pode ser pegue mais rapido ainda e joão-ajuda é eu te pego e vc me ajuda a pegar o resto da galera...